Homeopatia

HOMEOPATIA

A Homeopatia é  uma ciência com métodos terapêuticos que faz a aplicação clínica da Lei da Similitude, utilizando substâncias medicamentosas em doses infinitesimais, com diferentes resultados em indivíduos e adoecimentos diferentes.
LEI DA SIMILITUDE

De acordo com a Lei da Similitude, pode-se constatar que a cura depende totalmente da primária Lei da Homeopatia, “Simillia Similibus Curentur”. A Lei dos Semelhantes foi apresentada pela primeira vez por Hipócrates em (460 – 370 a.C.). “O que dá febre a um homem são, cura um homem doente”. Postura filosófico-científica de Hipócrates sobre a valorização do doente e não da doença ( observação da individualização e a clínica do indivíduo humano).

Paracelso (1514-1564), químico experiente e competente, aceitava a teoria da “Força Vital”, conforme ensinamento de Hipócrates, mas não se limitava a aguardar as reações do organismo, procurando meios de estimulá-la. Nesse sentido, ele foi além dos efeitos dos medicamentos, buscando princípios ativos ocultos em cada substância para se chegar a medicamentos puros. Constatando que determinadas ervas e raízes apresentavam propriedades que provocavam adoecimentos e eram responsáveis pelo surgimento de doenças , enfatizou a forma pura para o tratamento para esta enfermidade.

Se por um lado,  Paracelso acreditava nessa forma, por outro, no século XVII, Isaac Newton, na análise da Lei da Gravitação Universal, mostra a relação permanente dos semelhantes, que se lê em sua obra precípua “Simila Similibus”.

Hahnemann, sensibilizado com as observações de pesquisadores que o precederam e com registros na Matéria Médica de Dr. Willian Cullen sobre a toxicologia da substância química China, e de sua semelhança com os sinais e sintomas da malária, inicia seu uso em pacientes com esta doença, o que o permitiu estabelecer a Lei dos Semelhantes.
SIMILLIMUM

O Simillimum é a denominação dada ao medicamento que cobre a sintomatologia do indivíduo humano nos seus mais amplos e completos aspectos, a longo ou curto prazo. Este medicamento dentre os ministrados é o que mais similitude teria ao indivíduo tratado, sendo ideal por excelência para a cura e o equilíbrio energético do indivíduo adoecido.

O Simillimum representa a esperança de cura do indivíduo doente e constitui o medicamento cujos sintomas e sinais totais apresentados pelo doente têm os mesmos sintomas e sinais do medicamento  na respectiva patogenesia desencadeada por um remédio.

 

MIASMAS

Doenças Crônicas ou Miasmas são provenientes de predisposições  caracterizadas por heranças individuais. Hahnemann, o criador da Homeopatia, já defendia essa teoria, uma vez que dominava a genética. Foi comprovado por Hahnemann a prática diária das teorias sobre hereditariedade tentando alcançar  o tratado de genética denominado Miasmas.

Leave a reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>